Ibn Sina ( Avicena ), O Príncipe da Medicina
Ibn Sina - Avicena - ( 980 - 1037 ) : médico, filósofo, matemático, astrônomo e poeta , nasceu em Bukara, um poderoso centro intelectual do Islã. Seu pai era um alto funcionário do governo local. Avicena, em sua sublime precocidade, memorizou todo o nobre Corão, aos 10 anos de idade. Nessa época, também dedicou - se ao estudo da " Metafísica " de Aristóteles ( 384 a.C. a 322 a.C. ) , sem contudo compreender a fundo a magnitude de tal obra.
Sob o incentivo de seu pai , Avicena , aos 16 anos de idade, inicia seus estudos em medicina. Um ano depois , protagoniza a cura de um chefe do governo local. A partir de então, como médico do palácio, consome com avidez o rico acervo da biblioteca real.
Credita - se a Avicena mais de uma centena de obras literárias, com destaque especial para o monumental " Cânone " , em cinco volumes, que abarca todo o conhecimento da Medicina da época.
Aos 57 anos de idade , em 1037, Avicena morre em decorrência de uma grave enfermidade oriunda do aparelho digestório , não deixando viúva nem descendentes.
Consta - se que em certa ocasião, Avicena recebeu um jovem para uma consulta médica. O mesmo passara por outros esculápios que não detectaram qualquer morbidade visível. Avicena palpando o pulso do moço, notou que havia uma brusca aceleração ( taquisfigmia ) quando o cliente se referia a uma bela moça da comunidade.
Avicena deduziu que o jovem deveria estar apaixonado pela dita donzela , e a inabilidade em expressar seus sentimentos , causara danos à sua saúde física e mental.
Desse modo , Avicena antecipou em muitos anos o advento da psicanálise de Freud, Jung e outros. Admitindo que " o corpo fala " a linguagem silenciosa da comunicação não verbal , tão bem posta por Pierre Weil ( 1924 - 2008 ) , educador e psicólogo francês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário