Um Cidadão Comum x Um Pesadelo
Um carango popular , modelo 1973, foi , gentilmente , convidado a parar no acostamento por uma bltz. Para o senhor idoso ao guidom, foi exigido aos gritos, uma explicação sobre uma perigosa arma encontrada sobre o banco do passageiro.
Tratava - se um inocente estilingue , baladeira ou bodoque. Um típico brinquedo de petizes.
" - Ah! , é pra meu netinho caçar calangos nos muros de meu sítio, aqui perto."
"- E essa sacola suspeita aí, meu velho ?", verberou um marombado homem da lei , pejado de tatuagens de dragões escorrendo pelos braços.
"- Ela contém balinhas de café confeccionadas pela patroa. Cada uma delas possui uma frase para melhor adocicar a vida : Educação, Saúde para todos , Habitação digna , Amor ao próximo, Direito de ir e vir."
O brutamontes socou as balinhas no bolso , pra mais tarde saborear e despistar o bafo da caninha empalhada.
"- Cai fora , vovô, e agradeça a Deus , que hoje eu acordei com o coração mole, caso contrário, o distinto ia levar umas "bolachas" para casa, e , de quebra, um olho roxo e fechado ".
Nem deu tempo para o pobre homem apresentar seus documentos , como, carteira de motorista e declaração de residência, enfim, explicar porque estava na rua , descumprindo ordens draconianas!
Ah ! Democracia !!!!!
Na sacola jogada bruscamente no colo do idoso, ficou uma só balinha , onde constava a frase : - " Não perca nunca a Esperança!"
O velho pensou em voltar e mostrar ao marombado, a última balinha . Desistiu, e fez bem , posto que , não valia a pena cutucar onça com vara curta. Seguro morreu de velho.
"O homem não é totalmente condicionado e determinado, mas determina ele mesmo se vai se entregar às circunstâncias ou enfrentá- las. O homem não simplesmente existe , mas decide sempre como será sua existência, o que fará no momento seguinte. Justamente por isso, todo ser humano tem a liberdade de mudar a qualquer instante... Uma das principais características da existência humana é a capacidade de superar as circunstâncias, de vencê- las e deixá-las para trás ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário