AURÉLIO AGOSTINHO –
BISPO DE HIPONA
Aurélio Agostinho (354 – 430 d.C.) nasceu em Tagaste, no
norte da África, atual Argélia. Seu pai, Patrício, era pagão; sua mãe, Mônica,
cristã. Agostinho, com 12 anos de idade, abandona Tagaste e dirige-se a Madaura,
um então destacado centro intelectual.
Aos 16 anos, com auxílio financeiro de seu genitor,
Agostinho viaja para Cartago – na atual Tunísia – onde se entrega aos prazeres
mundanos e recebe como fruto de um fugaz relacionamento com uma jovem de origem
humilde, um presente, um filho de nome Adeodato , que precocemente falece aos 18 anos de idade .
Agostinho distingue- se em seus estudos, especialmente, em
Literatura e Retórica. A leitura de uma obra perdida da autoria do orador e político
romano Cícero (103- 43 a.C.) denominada Hortesius , inflamou –o com ardente
amor pela sabedoria divina , pelo que se voltou para o maniqueísmo – um
movimento fundado pelo persa Mani ( 216- 276 ) que defendia um drama cósmico
complexo centrado em uma batalha primordial entre os princípios originários da
Luz ( o Bem ) e das Trevas ( o Mal ) - .
Enquanto ensinava Retórica na África, em Roma e em Milão,
Agostinho permaneceu adepto do maniqueísmo, a despeito do crescente desencanto
com suas pretensões intelectuais. Aos 30 anos, Agostinho obtém o cargo de
professor de Retórica em Milão. Então convive com o Bispo Ambrósio (340 – 397)
que influenciará fortemente em sua conversão ao cristianismo juntamente com sua
mãe, Mônica. Em certa ocasião enquanto lia as Epístolas de São Paulo, Agostinho
teve uma epifania: uma voz de criança a dizer-lhe “ tolle , legere “ ( toma ,
lê ) . Foi o bastante! O batismo de Agostinho acontece no ano de 387. Agora seu
ideal passa a ser a busca contemplativa da Verdade pelos caminhos gêmeos da
Razão e da Fé.
“ Entendimento é a busca da Fé. Busque, portanto, não
compreende - la de maneira como você pode acreditar, mas acreditar de maneira que
você possa compreende- la “.
Neste período Agostinho retorna para a África, seu país
natal, mas antes de embaraçar em Óstia , perde para a morte sua mãe , Mônica .
Escreve “ Costumes dos Maniqueus e Costumes da Igreja Católica “ ; “ Sobre o
Livre – Arbítrio “ . De suas conversações com o filho Adeodato , nascerá o
trabalho “ O Mestre “ .
Agostinho em sua conversão abandona as coisas terrenas, à
carreira, o matrimônio, retirando -se para a solidão e o recolhimento. Ordena-
se padre em 391 e consagra- se bispo da igreja de Hipona em 395. Morre em 28 de
agosto de 430 durante o assédio de Tagaste pelos vândalos, aos 75 anos de idade.
Agostinho colocou a filosofia a serviço da teologia,
adotando ideias platônicas e neoplatônicas (Plotino) moldando-as de acordo com
sua própria abordagem. Tal como Platão, pensou na alma como habitando e
dispondo do corpo. “ O homem é, até onde possamos ver, uma alma racional
fazendo uso de um corpo mortal e material “ . “ A razão é a visão da mente,
pela qual ela percebe a verdade em si mesma, sem a intromissão do corpo “.
Agostinho tomou emprestado ideias do Neoplatonismo e
defendia que os humanos são seres racionais. Para que sejam racionais, devem
ter livre – arbítrio. Isto significa que devem ser capazes de escolher entre o
Bem e o Mal. Os homens podem, portanto, agir bem ou mal. Deus não é a origem do
mal.
São consideradas obras – chave de Agostinho:
“ As Confissões “:
uma épica jornada ao universo interior do autor, onde ele revela que “ em
Cartago viveu de modo devasso, seduzindo e seduzido, enganando e sendo enganado,
na luxúria “. E refletindo sobre a natureza do tempo: “ O que é então o tempo?.
Se ninguém me pergunta, eu sei o que ele é. Mas se desejo explicar, eu não sei
“ .
“ A Cidade de Deus “: uma análise do mundo exterior que o
circunda.
Aurélio Agostinho é considerado santo e doutor da Igreja
Católica e um grande artífice da cultura ocidental da Idade Média.
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