Por do Sol no Porto das Dunas
Num final de tarde na embocadura do Rio Pacoti , no Porto das Dunas , no litoral leste do Ceará , um pequeno pastor de almas , iluminado pelas luzes da natureza , no plano metafísico, uma miniatura de Deus , absorve uma mensagem singela :
" Tudo o que está em harmonia contigo , ó mundo , está em harmonia comigo . Nada do que para ti chega no momento oportuno chega para mim antecipada ou tardiamente ; tudo que trazem as tuas estações , é fruto para mim , ó natureza . Tudo vem de ti , tudo tem em ti a sua essência , tudo reflui a ti " ( Marco Aurélio , Imperador Romano ) .
" Os dias passam rápidos como as águas do rio ou o vento do deserto . Dois há , em particular , que me são indiferentes : o que passou ontem , o que virá amanhã .
O imenso mundo : um grão de areia perdido no espaço . Toda ciência dos homens : palavras . Os povos , os animais e as flores dos sete climas : sombras . O resultado de tua meditação : nada .
Ninguém desvendará o que é misterioso . Ninguém poderá ver o que se oculta debaixo das aparências. Todas as nossas moradas são provisórias, salvo a última , no coração da terra . Convence - te bem do seguinte : um dia sua alma abandonará o teu corpo e serás arrastado para trás do véu que flutua entre o universo e o incognoscível . Enquanto esperas , cuida de ser feliz ! Não sabes de onde vens . Nem para aonde vais " ( Omar Khayyam - 1040 - 1120 - , poeta , astrônomo e matemático nascido na Pérsia ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário