Da Cor do Pecado e Curare : Bororó
" Esse corpo moreno / cheiroso e gostoso / que você tem / é um corpo delgado / da cor do pecado / que faz tão bem / esse beijo molhado / escandalizado que você me deu / tem sabor diferente / que a boca da gente / jamais esqueceu / quando você me responde / umas coisas com graça / a vergonha se esconde / porque se revela / a maldade da raça/ esse cheiro de mato / tem cheiro de fato / saudade , tristeza / essa simples beleza / teu corpo moreno / morena , enlouquece / eu nem sei bem porque/ só sinto na vida o que vem / de você " .
Composição " Da cor do pecado " , de autoria de Bororó , lançada em 1939 , na voz de Sílvio Caldas , " o cantor das multidinhas " .
" Você tem boniteza / e a natureza / foi quem agiu / com esse olhos de india / curare no corpo que é bem Brasil / tu és toda Bahia / é a flor do mocambo/ da gente de cor / faz do amor , confusão/ numa misturaçâo / bem banzeira, inzoneira/ que tem raça e tradição / quebra , machuca / minha dor / nega , negrinha/ tudo , tudinho / meu amorzinho / com essa boquinha / vermelhinha , rasgadinha / que tem veneno como o que / conta tristeza e alegria pro seu bem / tudo o que quer dizer / que você é diferente/ dessa gente que finge querer ".
Composição " Curare " , da autoria de Bororó , lançada em 1940 , na voz de Orlando Silva , " o cantor das multidões " .
Bororó ( Alberto de Castro Simões da Silva ) , compositor , instrumentista , e boêmio , nasceu no Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1898 , e faleceu em 7 de junho de 1986 . Bororó, cedo aprendeu a tocar violão com o seu pai , dito , Sinhozinho, conhecido violonista e boêmio . O apelido Bororó , acredita - se que teve origem numa história de que um grupo de índios da tribo Bororo, visitou a casa do garoto Alberto . Um professor do garoto por conta de tal fato , aplicou o apelido de Bororó no estudante Alberto de Castro Simões da Silva . Nas décadas de 70 / 80 do século passado grandes nomes da MPB , como João Gilberto , Elis Regina , Ney Matogrosso e Nara Leão , regravaram Bororó .
Nenhum comentário:
Postar um comentário