segunda-feira, 14 de junho de 2021

 Pedro Nava , Num Pequeno Retrato

"Clínico de roça, fui médico, operador e parteiro. Fui delegado de polícia sanitária e chefe de posto epidemiológico. Conheço todas as clínicas - a de "lombo de burro" que experimentei no interior de Minas, a de caminhão e dos fordes que pratiquei nos cafezais do Oeste Paulista, a clínica dura do subúrbio carioca e a clínica elegante dos arranha - céus do centro. Entrei em todas as casas, desde a choça do sertão e do barraco dos morros, aos solares dos ricos e aos palácios presidenciais. Vi toda as agonias da carne e da alma.
Todas as misérias do pobre corpo humano. Todas as suas dores, todas as suas degradações, todas as suas mortes. Além de todas as doenças, vi , também, toda qualidade de doente. O rico e o pobre, o veraz e o fabulador, o amigável e o hostil, o cooperante e o negativista, o reconhecido e o ingrato, o deprimido e o otimista, o realmente doente e o imaginário. E vi também colegas.
O santo , o sábio, o heróico, o desprendido , o dedicado , o sincero , o altruísta - vivendo para os doentes e tratando os doentes e , o pérfido, o imprestável, o ignorante , o comodista, o rapace, o egoísta, o fariseu vivendo para si e tratando só do próprio ventre. Se não a sabedoria dos meus antecessores, ao menos eu vos trago essa larga experiência humana nascida de trinta e seis anos de convivência com tudo que nosso semelhante pode dar de mais alto e emblemático e de mais sórdido e vulgar."
Excertos do discurso de Pedro Nava (1903 - 1984), médico , memorialista , poeta bissexto, na posse como Membro da Academia Brasileira de Medicina , em 18 de julho de 1957.
Hoje , 2021 , em Desbrasíndia, num destribunal de desfaçatez, uns parvos e grosseiros pseudojuizes que deslustram a verdadeira ciência/arte de cuidar das pessoas , impõem um brutal desserviço à desnorteada nação.
Desconjuro !
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, barba e óculos
Carlos Alberto Cunha, Fernando Melo e outras 12 pessoas
4 comentários
4 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário