domingo, 21 de fevereiro de 2021

 Relatório Sobre os Homens - G. Papini

" Homens - dois terços passam fome - o outro terço pensa em se destruir cientificamente. Todos tentam extrair dos outros mais do que podem: os industriais dos compradores; os patrões dos operários; os operários dos patrões, etc., etc.- , e dar menos que podem- e como todos fazem o mesmo, a vida é uma contenda, um engano - sem vantagem para ninguém...
Homem verme - uma extensão de vermes que rastejam à procura de alimento. De vez em quando, um ergue a cabeça ao céu e pensa que um pássaro se ocupa dele , o vigia , encoraja e protege. Mas o pardal ( ou andorinha ) aproxima - se do solo e come - o.
Estado - ladrão, assassino , subjugador. Não obstante , pretende - se infalível. A tirania - impede a liberdade de expressão , habitua à simulação e adulação. As leis são consideradas grandeza do homem, sinal de superioridade. Mas são inspiradas pelo medo , pelo interesse. Legitimam o delito ( rapto de pessoas, torturas, assassinatos ). São infringidas pelos poderosos e ricos , defraudadas e iludidas pelos fracos astutos ".
Giovanni Papini ( 1881 - 1956 ) , filósofo e escritor italiano, que desde a tenra idade mostrou fascinação pelo inebriante mundo dos livros. Aos 12 anos de idade , escrevia contos , e aos 14 anos , criou duas revistas : Sapiência, e A Revista. Escreveu : " O crepúsculo dos filósofos " , " Um homem acabado " , " Relatório sobre os homens " , " Gog ".
Um inconformista adorável que vale a pena ter como companhia no universo da leitura , ainda nos dias de hoje.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Martinho Rodrigues e Eliseu Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário