Grande Otelo : Ouro e Prata
Sebastião Bernardo Silva ( Grande Otelo ), chegou ao mundo em Uberlândia, Minas Gerais , no dia 18 de outubro de 1917. Cantor, compositor , comediante , ator e poeta , enfim , um verdadeiro artista multimídia.
Filho de Francisco Bernardo Costa , que teve fim trágico- assassinado- , e de Maria Abadia de Souza , alcoolista.
Bastiãozinho, como era conhecido , desde cedo viveu nas escolas da vida perambulando por logradouros de adultos onde assimilou a arte de enfrentar reveses, e não se perder na vastidão do mundo.
Bastiãozinho, aos 6 anos de idade fez sucesso vestindo indumentária feminina , com um travesseiro nas nádegas, em dupla com um palhaço de circo mambembe. Ainda mais , cantando e declamando em outros idiomas.
Carregado pela Companhia de Comédias e Variedades Sarah Bernhardt, Bastiãozinho segue para São Paulo , onde recebe o apelido de Otelo , do maestro italiano Filipo Alessi.
Em 1926 , aos 10 anos de idade , " Otelo" percorre em turnê várias cidades. No ano seguinte , Otelo deixa a Companhia de Comédias e pula para a clandestinidade das ruas , vivendo todas as peripécias até ser internado num Abrigo de Menores. Dali é resgatado pela família do advogado Antônio de Queiroz, que lhe oferta outro rumo , abrindo veredas para um promissor futuro do garoto.
Em 1933 , por iniciativa própria, Otelo corta o cordão umbilical com a família Queiroz, e firma contrato profissional com a Companhia de Revistas de Jardel Jércolis, onde passa a ser conhecido como " Grande Otelo".
Em 1939 , com 22 anos de idade , Grande Otelo contracena com a famosa cantora e dançarina Josephine Baker ( 1906 - 1975 ).
Em 1942, Grande Otelo , em parceria com Herivelto Martins ( 1912 - 1992 ) lança o samba carnavalesco "Praça Onze" :
" Vão acabar com a Praça Onze /não vai haver mais Escola de Samba , nao vai/chora o tamborim/chora o morro inteiro/Favela, Salgueiro, Mangueira , Estação Primeira/ guardai os vossos pandeiros , guardai /porque a Escola de Samba , não sai/ adeus , minha Praça Onze , adeus/já sabemos que vais desaparecer/leva contigo a nossa recordação/ mas ficarás eternamente em nosso coração/e algum dia nova Praça nós teremos/e o teu passado cantaremos "
Nas décadas de 40 e 50 encontramos Grande Otelo participando ativamente de chanchadas que reuniam comédias e números musicais, fazendo dupla com os comediantes Oscarito (1906 - 1970) , e , Ankito (1924 - 2009 ).
Em 1949 , uma tragédia passional se interpõe na vida de Grande Otelo , quando Lúcia Maria , sua esposa, põe fim à própria vida e leva consigo , Chuvisco , um menor de 6 anos de idade, filho do dito casal. Um duro golpe para a sensível alma do artista que se afoga de vez em homéricas bebedeiras.
Ainda surgem vários sucessos cinematográficos na conturbada vida de Grande Otelo : Rio Zona Norte (1957) , Assalto ao Trem Pagador (1962 ), Macunaíma ( 1969).
Grande Otelo , falece de um infarto do miocárdio, no dia 26 de novembro de 1993 , numa viagem a Paris, onde receberia uma homenagem num Festival de Cinema em Nantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário