segunda-feira, 8 de julho de 2019


Homem x Raposa : Um Simbolismo 


O ser humano como tal , entendido como um microcosmo, faz analogia com o universo - macrocosmo - e traz como pensavam os pensadores gregos antigos , em sua constituição básica , matérias semelhantes àquelas encontradas na Natureza : na cabeça, o elemento fogo ; nos ossos , a terra ; nos pulmões, o ar; e no sangue , a água.

É o ser humano , sensitivo e intelectivo ( Homo sapiens); de caráter e vontade ( Homo volens ) ; falante e de linguagem articulada , lógica ( Homo loquens) ; propensão para viver junto com os outros ( Homo socialis ) ; humanista e naturalista ( Homo culturalis ) ; dedicado ao trabalho e a técnica ( Homo faber ) ; afeito ao jogo e divertimento ( Homo ludens); voltado ao Sagrado e ao Divino ( Homo religiosus).

Quando as "raposas" aparecem nos horizontes dos seres humanos , algo anda errado e merece contundente correção com rápida Limpeza da área conflituosa. Simbolicamente associadas a traição , a astúcia e a maus instintos, as raposas representam a mentira , a injustiça, a intemperança, a avidez e a luxúria. Animais satânicos , enfim.

Num país situado ao sul do equador , onde não existe pecado , muitas " raposas " tomaram de assalto o parlamento , tumultuando os trabalhos da casa e tentando , a todo custo , promover o caos. Não obterão êxito em seus intentos perversos. Assim espera - se em nome da sensatez e da ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário